quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Paz no coração

Ouvindo "O Maxixe". Maxixe sensacional do Grupo Terror dos Facões. Composição de Otávio Dutra, com Arnaldo Dutra no Cavaquinho, Creso de Barros na Flauta e Honório da Silva no violão. Gravação original feita pela Casa Edison em 1913. Restaurada e digitalizada pela gravadora Biscoito Fino. Parte de um trabalho sensacional de resgate dos primórdios de nossa música, com patrocínio do Governo Federal, através da Petrobras.

Digo, com toda a convicção, e por experiência própria, que o Choro é a única Música (maiúscula proposital) capaz de trazer paz ao coração.

Todo brasileiro que se preze deveria ouvir essas gravações pelo menos uma vez na vida. Para que saibam que um dia fizemos música de qualidade. Para que saibam que um dia criamos um estilo próprio, genial e genuíno de música, jamais igualado em ritmo, alegria e musicalidade por nenhum jazz, clássico ou rock. Para que saibam que o choro não se restringiu a Pixinguinha. Para que saibam que existiu o Grupo Terror dos Facões, a Banda do Corpo de Bombeiros, a Banda da Casa Edison, Pedro Galdino, Irineu Batina, Agenor Bens, Pessoal do Bloco, Benedito Lacerda, Dante Santoro, Altamiro Carrilho, Radamés Gnatalli, Ernesto Nazareth, Grupo Carioca, Choro Carioca, Baiano, Eduardo das Neves, Cândido das Neves, Anacleto de Medeiros, Grupo O Passos no Choro, Grupo Chiquinha Gonzaga, Patápio Silva e muitos outros que não me vêem à memória agora.

Muito obrigado, Joaquim Callado e Viriato Figueira da Silva, por fundarem este estilo musical único. Se existe paraíso, com certeza tocam o Choro lá.
Muito obrigado, Sr. Fred Figner, fundador da Casa Edison. Talvez não imaginasse isso na época, apenas estava ganhando dinheiro vendendo disco, mas o senhor não faz idéia da contribuição imensurável que estava dando à história da Música Popular Brasileira e à memória do povo brasileiro como um todo ao registrar tão belas manifestações artísticas.
Muito obrigado Humberto Franceschi, pelo acervo que acumulaste, salvando da destruição ou do ocaso permanente algumas das mais belas composições dos primórdios da nossa MPB, e por torná-lo acessível ao público.
Muito obrigado a todos da Sarapuí e da Biscoito Fino, por tornar possível o acesso a essa obra maravilhosa. Espero ansiosamente novos lançamentos, pois sei que essa é a pontinha do iceberg.
Enfim, obrigado a todos da Petrobras por patrocinar tão belo projeto.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa cara!
Estou produzindo um documentário sobre Octavio Dutra e o grupo O Terror dos Facões. Se tiver alguma informação por favor entre em contato geraldoborowski@gmail.com ou 51 98078177. Preciso encontrar uma foto do Terror.
abraços
Geraldo Borowski