quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Muito barulho por nada

E, para os fãs de teorias conspiratórias com direito a imperialistas que fazem de tudo para que o Brasil não cresça, uma decepção: Quem roubou os laptops da Petrobras contendo dados dos campos de Tupi e Júpiter não eram espiões a serviço de uma empresa concorrente ou de um governo estrangeiro, e sim um bando de pés-rapados ladrões de galinha.

Já no começo eu estranhei esse roubo. Pra começo de conversa, os campos de Tupi e Júpiter pertencem à Petrobras (e outras duas empresas, em caráter minoritário) e são descobertas provadas. Não haveria justificativa para você obter dados de algo que você não possuirá.

Suspeitaram da Halliburton, por suas ligações com o vice-presidente norte-americano Dick Cheney, e pelo fato do material roubado estar em um container pertencente à mesma. Também não procede, pois a Halliburton é parceira da Petrobras em projetos de prospecção a grandes profundidades e tem acesso a todos esses dados. Se ela se metesse em uma maracutaia desse tipo e fosse pega com a boca na botija, seria o fim. Em uma semana iria à falência, pois empresa nemhuma voltaria a negociar com ela.

Eu pensei que isso fosse ser tramóia planejada aqui dentro mesmo. Mas achei difícil porque, mesmo se uma empresa nacional tivesse os dados, não teria a capacidade financeira para tornar a produção viável comercialmente - além de se expor a um risco de, se descoberta, perder totalmente a credibilidade no setor, com a consequente falência.

Portanto, aquela fala de nosso presidente, dizendo que era "questão de estado" não passou de mera bravata.

Enfim, nosso presidente perdeu mais uma oportunidade maravilhosa de ficar de boca fechada...

PS: Parabéns para a Polícia Federal.

Nenhum comentário: