segunda-feira, 29 de março de 2010

E nele não havia formosura

Isaías 53,2-4 disse:

"Porque foi subindo com renovo perante ele, e como raiz duma terra seca; não tinha parecer nem formosura; e, olhando nós para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos.

Era desprezado, e o mais indigno entre os homens; homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos nele caso algum.

Verdadeiramente, ele tomou sobre si nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido."

(...) nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos

Aí me pergunto: por que colocam então um Jesus Cristo loiro, de olhos azuis, cabelos lisos e sedosos, se na região da palestina onde habitava não havia sequer loiros?

As imagens abaixo foram produzidas por etnólogos e historiadores, a partir do um crânio de um judeu do século I, portando, contemporâneo a Cristo, e mostra a sua provável fisionomia:



Se bem que, pensando bem, é melhor manter as coisas como estão. Caso contrário, é capaz de ter gente associando Cristo ao Lula.

3 comentários:

Moustard disse...

As imagens abaixo foram produzidas apartir do um crânio de um judeu do século I?

Imagine que daqui 1000 anos encontrem o crânio do Ronaldinho Gaúcho e digam que era a provável aparência do Reinaldo Gianechini! Pois é mais ou menos isso que os cientistas ateus fizeram com o crânio desse homem aí. Ainda tem gente que ainda tem coragem de afirmar que essa é praticamente a "fotografia" de Jesus.... é muita ignorância.

Rafael M. F. disse...

Ninguém afirmou que essa era a foto de Cristo.

Mas é fato que aquele Cristo nórdico só existe na cabeça dos pintores renascentistas.

Anônimo disse...

Concordo que a aparência estilizada e mais do que manjada daquele cristo loiro só convence quem quer ser tapeado. No meu ponto de vista, Cristo devia ser um cara que não chamava a atenção pela aparência e sim pela mensagem e pelo exemplo que nos deixou. Um homem comum, pode-se dizer. Imagine um modelo fotográfico tentando passar alguma mensagem que preste para o mundo. Alguém ia dar crédito ao marmanjo? Claro que não! Iriam é ficar admirando a bunda dele, a roupa, o corte de cabelo e todas as futilidades que fariam a atenção da pessoa se afastar completamente do objetivo, que era ter fé em Deus.