quarta-feira, 10 de março de 2010

Ainda sobre o barraco intelectual

Me parece que Reinaldo dessa vez usou, astuciosamente, o estratagema 26 de Schopenhauer - "Retorsio argumenti". Consiste simplesmente em usar o argumento de Janer contra si próprio. E tinha as razões para isso, que eram as atribuições anteriores ao autor montenegrino.

E Janer também parece ter o hábito de usar o estratagema 32 - "rótulo odioso". É o que faz ao lembrar o passado "rouge" do Reinado.

O que mais me diverte é ler esses embates junto com o livro de Schopenhauer.

3 comentários:

Eduardo Alex disse...

Rafael, ontem acabei por enviar um e-mail para o Janer sugerindo um debate direto entre os dois, ainda que na esfera virtual.
Ele disse que até aceitaria, mas não iria propô-lo por achar que Reinaldo poderia armar alguma para ele.
Como sei que Reinaldo irá desdenhar da ideia, nem comentei nada em seu blog. Mas que seria interessante vê-los discutir diretamente política, religião e filosofia, não tenho dúvida.

Rafael M. F. disse...

Eduardo,

Reinaldo não entra em debate onde ele sabe que estará em desvantagem. Se fosse contra um petista, ele até encararia, pois não sobra muito com o que um petista possa se defender. Mas esse não é o caso do Janer, que é apartidário. Inclusive afirma não votar há mais de 20 anos.

Reinaldo bate no PT de todas as formas, mas não é apartidário, pois está alinhado em um lado (PSDB/DEM) na disputa por poder - porque a política brasileira não é mais que uma disputa por poder.

Inclusive teve que fazer alguns contorcionismos para poder explicar algumas roubalheiras do governo Serra. Em especial na farra dos cartões corporativos.

Eduardo Alex disse...

Também compartilho dessa visão sobre o partidarismo do Reinaldo, por mais que ele diga o contrário.
Mas deveríamos - todos na blogsfera e leitores interessados no combate das ideias - achar uma forma de colocar esses dois para debater na rede.Sei lá, arrumar um nicho tipo o tal Ordem Livre.Mas Azevedo nunca aceitaria.
Apesar de algumas acusações duvidosas por parte do Janer, Reinaldo aparentemente tem muitas fraquezas para bater de frente com o ateu franco-atirador.