terça-feira, 9 de março de 2010

Dois prá lá, dois prá cá

E segue mais um divertidíssimo round entre a Criada Juliana e o Recórter Chapa-Branca Tucanopapista Hidrófobo, vulgos Janer Cristaldo e Reinaldo Azevedo, respectivamente.

Ao que me parece, dessa vez foi com relação a uma expresssão - "nova classe social" - no que, supostamente, Reinaldo pretendeu como neologismo de sua criação, sendo que, segundo Janer, tal expressão já existia.

Bom, realmente em um primeiro momento Reinaldo deixa a entender no texto que quis se pretender criador da tal expressão. O seu histórico de suposto criador de neologimos já existentes ajuda (digo "suposto" porque tenho dúvidas se isso não é apenas fruto de um ego do tamanho de Júpiter, que acredita que realmente está criando neologismos...). Como também poderia ser que não. Mas deu a mancada de não mencionar o autor da expressão. Pergunto-me se fez isso deliberadamente, já querendo chamar Janer para a briga.

Bom, deliberadamente ou não, o fato é que o fato não passou despercebido por Janer, que se prontificou a dar mais uma de suas alfinetadas, apelando ao passado trotskista de Reinaldo, insinuando que o mesmo andou cabulando suas aulas de marxismo. É engraçado o fato de Janer sempre usar a palavra "marxista" para atacar seus alvos, mesmo que esse alvo seja supostamente "de direita". Suas críticas ao Olavo de Carvalho contém os mesmos elementos, já que, como Reinaldo, Olavo fora comunista em seus dias imberbes. Em certos meios, chamar alguém de marxista é pior que chamar de corno...

Só que Reinaldo dessa vez, ao invés de sair pela tangente deixando alguns insultos (como de costume), veio com munição farta, mostrando textos antigos em que atribuía a expressão a Milovan Djilas - vice-presidente de Tito. Conforme Janer tinha mostrado. Além dos seus insultos tradicionais. Aliás, sempre achei o Reinaldo uma versão light do Olavo de Carvalho. Um Olavo de Carvalho sem palavrões.

Não sei, mas me pareceu que o Reinaldo fez isso deliberadamente, ou seja, preparou uma arapuca para Janer. Justamente pelo fato dele ter feito questão de mostrar os textos anteriores em que atribuía a expressão ao autor montenegrino. E com isso tentando mostrar para seus leitores que Janer tentou utilizar os seus próprios (do Reinaldo) textos para acusá-lo (mais uma vez) de plágio. A forma um tanto óbvia com que Reinaldo atribuiu para si a tal expressão só reforça a impressão de veracidade de minha suposição. É uma jogada suja? Certamente, pois não há debate, e sim a vontade de derrubar o adversário a qualquer custo. Mas quem afirmou que se joga limpo nesse meio?

Mas ao que parece, Janer tirou um coelhinho da cartola, ao mostrar que a expressão fora título de um livro escrito por dois jornalistas sul-riograndenses, em 1999. Ajuda a atenuar, pois desmente a afirmação de Reinaldo em que Janer tentou usar seu próprio blog para acusá-lo de plágio, pois outras fontes são citadas. Mas não apaga o fato de Janer dessa vez ter sido um tanto precipitado.

2 comentários:

Eduardo Alex disse...

Olá, Rafael

Resolvi dar uma passada no seu blog para ler sobre essa contenda intelectual-humorística dos dois.
Tenho minhas dúvidas quanto a suposta estratégia de Reinaldo para cima de Janer, apesar de plausível. Parece que Reinaldo descuidou-se mesmo e Cristaldo tentou tirar proveito da situação.
De qualquer forma, as provocações continuam hoje, de forma velada por parte do articulista de Veja e explícita do lado de janer.

Rafael M. F. disse...

Eduardo,

Pessoalmente, acho que seria uma desatenção muito grande de Reinaldo após ter feito várias referências ao autor montenegrino e até mesmo escrito um texto sobre ele atribuir uma expressão desse autor como dele. Reinaldo não se permitiria a um erro desse ainda mais sabendo que Janer estava ali só esperando por isso. É aí que começa minha suspeita.