sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Ainda sobre a carapuça

Tem-se falado muito nos últimos dias sobre a atuação da tão propalada "flapress" - que é como chamam os principais veículos de mídia esportiva do Rio de Janeiro. De análises coerentes até teorias conspiratórias das mais estapafúrdias. Mas todas sempre com a mesma crítica - o constante favorecimento ao clube de regatas flamengo, o time com a maior quantidade de adeptos.

Bom, tenho uma opinião diferente da da maioria do pessoal.

O que a galera chama de "flapress", eu chamo de "lógica de mercado". A linha editorial de qualquer diário esportivo é baseada no retorno de publicidade e visibilidade que cada time dá. Baseado nisso, sempre haverá mais espaço para o time de maior torcida - o que dá maior retorno - e o tal time quase sempre conviverá com notas favoráveis (Em São Paulo acontece a mesma coisa com o corinthians). Fosse o Botafogo o time de maior torcida, seria a mesma coisa. Até aqui creio não estar falando nenhuma novidade.

A menos, óbvio, que um bruno ou um adriano faça cagadas monumentais. Aí não tem como segurar - mas mesmo nesse caso, o veículo de comunicação fará de tudo para dissociar a agremiação futebolística do personagem. Tanto que ao noticiarem algo sobre o bruno, eles falam "o ex-goleiro bruno" e não "o ex-goleiro do flamengo, bruno".

Mas o "imbróglio" Loco x Joel chamou a atenção pela forma descarada como tentaram pintar um cenário de catástrofe em uma ocorrência normal. Afinal, discordâncias e contestações existem em todo lugar. Até que o GE.com pegou "leve". Já o Lance! teve atuação digna de The Sun e The Mirror.

Tendo passado a maré Ronaldinho, os diários esportivos cariocas estão em busca de notícias bombásticas, e eis que surge um ruído entre técnico e jogador de um time que adoram pegar para Geni.

Diga-se de passagem, foi o time que é o atual campeão estadual - sem a necessidade de final, imaginem o preju - em cima do time que dá maior retorno financeiro e que tinha tudo para levar todos os títulos de 2010.

Lembrem-se que um dos personagens do imbróglio foi o autor de um gol que sublimou todas as humilhações sofridas nos três anos anteriores, de quebra humilhando o arrogante ex-arqueiro rubro-negro e atual hóspede da penitenciária de Contagem.

Lembrem-se do fato da "geração zico" atualmente estar dominando as redações esportivas - embora isso não tenha se traduzido em melhora da qualidade.

Agora juntem tudo isso. O resultado é isso aí que vimos.

Nenhum comentário: