quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

1995, 2011 e a postura da diretoria do Botafogo

Após o anúncio da contratação de R. Gaúcho pelo flamengo, e passada toda a euforia inicial (boa e má), tenho lido muitas declarações iradas de leitores de vários fóruns alvinegros criticando a incapacidade da diretoria de conduzir um projeto de magnitude semelhante. Algumas críticas tem se mostrado de grande coerência. Outras, de grande irracionalidade. Mas todas tendo como característica comum a contundência.

Não terei como fazer coro com vocês, pois acho que a diretoria alvinegra, apesar de todas as críticas que tenho à respeito da inocência de André Silva, de algumas contratações suspeitas, do histórico de Anderson Barros, da manutenção injustificável de peças hostilizadas há tempos pela torcida e que já demosntraram não terem condições de envergar o manto, tem agido corretamente nesse ponto.

Não temos condições financeiras e apelo de torcida para colocar um jogador desse quilate em Gal. Severiano. Seria o tipo de contratação suicida, tendo em vista a situação de penúria financeira que estamos vivendo. Mas alguém me questionará: o flamengo também está na pindaíba. E por que contratou?

Respondo: porque não tem dinheiro, mas tem apelo de mídia. E não desembolsou um centavo nessa contratação. Embora também certamente levará muito pouco, pois terá direito a um teto de ganhos nos contratos de patrocínio que fechar. O restante irá para a Traffic e para o Assis. A Patrícia Amorim espera poder pagar os salários dos jogadores e comissão técnica com os ganhos indiretos da venda de produtos licenciados, com a cota que lhe caberá dos patrocínios e com as rendas de bilheteria (essas últimas, apesar das penhoras). Esqueçam as cotas de TV, que estão todas adiantadas.

Não vejo com bons olhos essa contratação. O pessoal com mais de 30 deve lembrar perfeitamente do ano de 1995, que teve tembém uma contratação bombástica no flamengo: Romário.

E considero ainda mais bombástica que a do dentuço, pois Romário tinha sido campeão da Copa do Mundo meses antes, e seu futebol ainda estava no auge. Se vocês observarem, há muitas semelhanças entre os acontecimentos de hoje e os acontecimentos de dezesseis anos atrás. A começar pelo técnico, passando por toda a festa feita, intensificada pelo fato de 1995 ser o ano do centenário do flamengo, e chegando no fato de terem sido contratados para fazerem companhia ao Romário os atacantes Sávio e Edmundo. Misturaram a TNT com a Nitroglicerina e jogaram dentro de um barril cheio de Nitrocelulose.

O resultado não poderia ter sido diferente. Merda. E das grandes.

Embora eu acredite que isso tem uma chance menor de acontecer hoje. Menos pelo temperamento de Luxemburgo e mais pelo temperamento de Ronaldinho, que me parece ser uma pessoa dócil, de fácil trato. Uma criança grande. Bem diferente de Romário e Edmundo.

Outro erro por mim considerado é o fato de ter sido assinado um contrato de 4 anos. Provavelmente ditado pelo Assis, que espera ver seu cliente jogando a copa de 2014. Pessoalmente, acho difícil Ronaldinho, aos 34 anos em 2014, ter a mesma performance que teve entre 2002 e 2005. Embora, fiquem certos disso, será feita uma pressão violenta por parte da imprensa carioca para que Ronaldinho seja convocado. Mas nao era sobre isso que queria falar. Estão partindo - erroneamente - do pressuposto de que Ronaldinho manterá a mesma performance pelos próximos quatro anos. Tenho certeza que não. E vou mais longe: se mantiver a vida de boemia que com certeza manterá, sua performance decairá rapidamente. Até mesmo para o futebol de baixo nível aqui praticado. E a festa dará lugar a críticas e xingamentos da torcida. Aí começará a crise.

Mas o efeito nefasto de tudo isso é a pressão que os torcedores dos outros 3 grandes estão fazendo sobre as outras diretorias - em particular as do Botafogo e do Vasco - para que sejam feitas contratações do mesmo nível. Fato semelhante aconteceu em 1995. o Botafogo contratou o Bebeto em 1997, e saiu contratando indiscriminadamente. Para ficar em um só exemplo. O resultado vemos aí: mais de R$ 300 milhões em dívidas.

Apesar de todas as críticas que tenho ao depto. de futebol do Botafogo, nesse ponto, eles estão agindo corretamente.

Nenhum comentário: