terça-feira, 13 de maio de 2008

O Maracanã como poderia ter sido

Abaixo vão fotos da maquete de um projeto de Niemeyer para um concurso objetivando a construção de um centro olímpico no bairro do Maracanã, promovido pelo Ministério da Educação e Sáúde em 1941 e presidido pelo Ministro da educação à época, Gustavo Capanema.

O projeto de Niemeyer compreendia um estádio para futebol e atletismo com capacidade para cento e trinta mil pessoas; um estádio para esportes aquáticos, com capacidade para dez mil pessoas; três ginásios cobertos para basquete, voleibol e tênis, com capacidade para cinco mil pessoas cada um; um campo para pólo e uma escola de ducação física dispondo de salas de aula, dormitório e ginásio. Estacionamento e uma ponte de acesso à estação do Maracanã estavam previstos no projeto

O mais marcante era a monumental estrutura em arco, de onde saíam os tirantes que sustentavam a marquise que protegia o setor norte das arquibancadas, o mais sujeito à incidência solar. O arco desempenhava duas funções: estrutural e de inserção da construção na paisagem urbana carioca.


Infelizmente o projeto escolhido é o que temos atualmente. Me pergunto onde os jurados estavam com a cabeça...

Nenhum comentário: