domingo, 9 de março de 2008

V.E.C.*

Outro dia o DVD da minha noiva, inexplicavelmente, se recusou a funcionar. Depois de algumas tentativas frustradas, e diversos choques elétricos, resolvi levar em uma loja de conserto autorizada. Escolhi uma em Cascadura, próxima à Madureira, onde moro. O local era velho conhecido meu, pois ali fui diversas vezes nos tempos em que cursava o ensino técnico.
Aí que começou a aporrinhação. Coloco o aparelho em cima da banca e peço para um técnico fazer um orçamento. Cinco minutos (!) depois vinha o mesmo com um papel em que vinha escrito:

01 motor
01 leitor
01 fonte

total: R$ 170,00

Cento e setenta reais? O DVD custou duzentos! Que orçamento relâmpago é esse?

Agradeci e fui embora com o aparelho. Resolvi pôr em prática o que aprendi no 2º grau técnico em eletrônica do velho CEFET-RJ. Afinal de contas, é uma vergonha que um técnico em eletrônica, mesmo que não exerça mais a profissão, não saiba consertar um DVD.

Vejamos. Quando qualquer equipamento eletrônico que se recuse a ligar tem 99% de chances de estar com problemas na fonte de alimentação. Abri e verifiquei que a mesma estava com algumas peças danificadas. Para não pairar dúvidas, resolvi trocar todas as peças da fonte. Eureka! Está até hoje funcionando.

Custo total? Dez capacitores eletrolíticos = R$ 8,00

Fiquei tentado em ir na autorizada mostrar para o técnico safado o orçamento do mesmo e a a nota fiscal contando o que gastei de fato - detalhe: a loja onde comprei pertence à assistência técnica autorizada - e dar um belo esculacho na frente de todos, mas fui dissuadido por minha noiva. Mas fica a lição:

FIQUE COM O PÉ ATRÁS QUANDO O ASSUNTO FOR ASSISTÊNCIA TÉCNICA!

*V.E.C. - Vai enganar o cacete!

Nenhum comentário: